Considerações do Autor sobre a nova NBR-6118/2023

 

 

O Projeto de Revisão da ABNT NBR 6118 foi colocado em Consulta Nacional no final do ano de 2022. Em meu voto, apontei algumas inconsistências técnicas, sugerindo a reprovação do projeto para que as mesmas fossem corrigidas. Infelizmente, o projeto foi aprovado sem alteração, mesmo sendo reconhecida a existência de problemas, ficando prevista a elaboração de uma Emenda para sanar as possíveis falhas da norma.

Dentre os problemas analisados, o maior e mais grave se refere ao novo fator de fragilidade hc (Etac), introduzido no diagrama parábola-retângulo e no diagrama retangular simplificado. Esse fator foi extraído do projeto de revisão do Eurocode 2 (FprEN 1992-1-1:2022), o qual ainda não foi aprovado em definitivo. Entretanto, o modelo foi copiado de forma equivocada, o que leva a erros inaceitáveis nos dimensionamentos à flexão simples e à flexo-compressão, principalmente no caso dos pilares dos edifícios.

Alertei sobre esse erro, demonstrando através de exemplos numéricos e indicando a forma correta de uso do modelo como estará no próximo Eurocode 2. Lamentavelmente, a correção do problema ficará para a futura Emenda, a ser lançada não se sabe quando.

Assim, sugiro que, enquanto a Emenda da norma não for aprovada, o dimensionamento à flexão simples e composta continue sendo realizado conforme a norma NBR-6118/2014, que é o modelo do Eurocode 2 ainda em vigor.

No restante, o projeto aprovado da nova NBR-6118 não traz nenhuma alteração importante no que se refere ao concreto armado, de modo que os livros da edição de 2014 permanecem atuais e em conformidade com a NBR-6118/2023.     

José Milton de Araújo

 

acesso gratis